RELATÓRIO MODA CIRCULAR

2020


Sobre o relatório

O ano 2020 está a ser complicado em todos os aspetos. O Covid-19 chegou de forma totalmente inesperada, arruinando as nossas previsões e expectativas. Perante este cenário tivemos de observar e repensar o caminho.

Priorizámos a segurança da nossa equipa e das nossas clientes, adaptando a forma de trabalho, de maneira a atender as suas necessidades.

Este ano, sem dúvida, fez com que muitos consumidores começassem a olhar para outro tipo de consumo e economia devido à instabilidade e incerteza em relação ao futuro. Um consumo que foi ao encontro do comércio online, que se encontra no seu auge, uma vez que é a maneira mais segura de comprar. E não foi apenas essa razão, o confinamento fez com que muitas pessoas se dessem conta da quantidade de roupa que tinham nos seus armário.

A tudo isso devemos agregar a consciência da sustentabilidade. Esta tendência começou a notar-se em 2019 e,depois de tudo o que aconteceu, tomou conta da mentalidade dos consumidores mais jovens.

Todos estes fatores demonstram um cenário muito favorável ao consumo de segunda mão como uma opção sustentável, económica e prática perante uma situação como a que estamos a viver.

O Relatório da Moda Circular 2020 sem dúvida foi capaz de captar as alterações causadas pelo Covid-19 no setor da moda em segunda mão. Continuaremos a observar se estas alterações se mantêm ou se variam, com a esperança de continuar a melhorar.


Aritza Loroño

Co-fundador de Micolet


Metodologia

Este relatório contém dados extraídos de um estudo de mercado realizado pela empresa Multidados sobre os hábitos e atitudes no consumo da moda. A empresa realizou um questionário numa amostra de mulheres entre os 18 e 65 anos residentes no território português com uma confiança de 95%. Para além disso, este estudo conta com uma análise da base de dados interna de Micolet e com dados extraídos de vários estudos e relatórios.


1 · Mudanças no setor devido ao Covid-19

O que se está a passar com a moda?

53%

da população viu os seus rendimentos reduzidos.

63%

da população estima que o seu futuro seja afetado.

32%

dos consumidores afirma que reduzirá o seu consumo de roupa e acessórios.

É esperada uma recuperação muito gradual, podendo ser estabelecidos dados pré-crise a partir de 2022.

Dados extraídos do relatório “El día después: Impacto del Covid-19 en el sector de la Moda” de Ey-Pathernon

O que vai acontecer com a moda em segunda mão?

Em 2024

espera-se que a revenda de roupa em segunda mão supere a forma tradicional de comprar roupa e as doações da roupa que já não se usa.

Dados extraídos do relatório “2020 Resale Report” da empresa Thredup.

Os expertos confirmam:

A moda em segunda mão está em pleno crescimento


Situação pós Covid-19

1 · Limpezas do armário durante o confinamento

54,3%

das mulheres fez uma limpeza aos seus armários durante o confinamento

Relação entre a idade e limpeza feita ao armário:

Em todas as gerações foi feita limpeza aos armários por mais de 50% das mulheres.

Para onde foram todas as roupas descartadas na limpeza do armário?

Estamos perante uma nova etapa: Deitar a roupa fora é a última opção.

4%

dos artigos foram postos à venda em plataformas de segunda mão.

53%

das pessoas que puseram à venda a sua roupa dão da geração Z.

40%

dos artigos descartados são doados.

Observamos como a consciência ambiental se consolidou atualmente. As consumidoras procuram opções sustentávies antes de se desfazerem completamente das roupas que já não usam. A venda em segunda mão, as doações, a reciclagem e a partilha de artigos entre familiares e amigos são as opções mais habituais. Todas estas alternativas implicam dar uma segunda vida aos artigos de distintas maneiras. Na grande maioria dos casos descarta-se mesmo a ideia de deitar a roupa fora, pelo que poderíamos considerar que existe cada vez mais informação sobre opções sustentáveis.


Efeitos do Covid-19 nas recolhas de roupa da Micolet

PRÉ COVID-19

5.000

artigos por dia

PÓS COVID-19

10.000

artigos por dia

🚚 O número de artigos que chegam diariamente ao nosso armazém duplicou.

👋 A equipa cresceu 60% face à necessidade de gerir a quantidade de roupa recebida.


E as compras em segunda mão durante o confinamento?

5%

das mulheres compraram roupa em segunda mão durante o confinamento.

50%

das mulheres que compraram em segunda mão pertence à geração Z.

25%

das mulheres que compraram em segunda mão no confinamento são da geração millenials.


2 · Tendências de consumo

Radiografia do armário português

A fast fashion continua a crescer e a dominar os armários, porém a segunda mão também cresce.

67%

dos nossos artigos são de marcas fast fashion (versão high-street e low cost).

🛍️ 44% das mulheres afirma que compra artigos apenas porque estão de oferta.

🛍️ 53% das mulheres que compram em segunda mão afirma que o que as motiva é o fator económico.

“Armário cheio e nada para vestir”

61%

das mulheres sente que não tem nada para vestir.

33%

das mulheres crê que tem demasiada roupa.

33%

das mulheres admite ter artigos por estrear no seu armário.

50%

sabe que no seu armário há artigos que nunca vão usar.

Então porque compramos?

🛒 80% das mulheres compra artigos para atualizar o seu armário.

🛒 46% das mulheres compra ao ver ofertas/descontos.

🛒 20% das mulheres admitem que compram por impulso.

Para onde vai a roupa que não usamos?

💡 40% da roupa que já não é utilizada é doada.

💡 Deitar fora é atualmente a última opção para a roupa que já não se usa.

💡 74% das mulheres dizem que estariam dispostas a vender a sua roupa em segunda mão.


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Ganhe dinheiro de forma rápida e sem ter de se preocupar com nada.

Esvazie o seu armário! Selecione a roupa que quer vender tendo em conta as nossas condições.

Prepare uma caixa, imprima o Formulário de Recolha e coloque-o na caixa. Nos próximos dias um transportador passará a fazer a recolha.

Num prazo de 5 semanas enviaremos uma avaliação com os preços. Se não estiver de acordo, poderá recuperar os artigos.


As compras em segunda mão

39%

das mulheres já compra em segunda mão.

Compradoras de segunda mão por idades:

💡 A geração millenials é a que mais compra em segunda mão, com um 50%.

💡 O principal motivo que leva as mulheres a não comprarem em segunda mão é não saber onde comprar.

💡 42% das compradoras em segunda mão indicam a sustentabilidade como principal motivador.

Quais os motivos para comprar em segunda mão?

🥇 Poupar dinheiro

🥈 Sustentabilidade

🥉 Artigos exclusivos

60%

das mulheres assume que a sua perceção sobre a moda em segunda mão melhorou nos últimos 5 anos


Conclusões

Vendedoras jovens

As millenials (30-45 anos) são as que mais colocam à venda a sua roupa.

Compradoras jovens

As compradoras que mais compram em segunda mão são millenials e geração Z.

Fast fashion

Ainda não deixou de crescer nos armários das portuguesas.

A segunda mão

continua a crescer e a superar o seu estigma social.

Economizar

é a principal motivação para a compra de roupa em segunda mão.

Diminuição de armários

46% afirmam que pretendem diminuir o seu armário.


3 · Marcas e artigos

74,7%

das mulheres estaria disposta a vender a sua roupa.

Top 10 / Marcas mais vendidas em Micolet

As mais…

A MAIS CARA

1.169,99€

Louis Vuitton

A MAIS AVALIADA

80% de reavaliação

Zara

A MAIS RÁPIDA

Vendida em apenas 1 minuto

Pimkie

A MAIS DESEJADA

Mala bowling negra

Bimba & Lola


4 · O FUTURO DA MODA EM SEGUNDA MÃO

DE ESTIGMA A STATUS:

As influencers já vendem a sua roupa em segunda mão

Já são mais de 200 as influencers de moda que vendem a sua roupa em Micolet. A consciência pela sustentabilidade é um facto e elas querem dar o exemplo. Todas acumulam muita roupa devido ao seu trabalho e a sua opção favorita é colocar o seu armário à venda, para dar uma segunda vida aos seus artigos.

OS ARMÁRIOS MAIS DESEJADOS EM MICOLET

Ana Guiomar

@anaguiomar.oficial

Leonor Poeiras

@leopoeiras

Vera Kolodzig

@verakolodzig

Ana Garcia Martins

@apipocamaisdoce

Marta Melro

@martamelroblackbird

Benedita Pereira

@bennyapereira

Marta Andrino

@martaandrino

Olívia Ortiz

@_oliviaortiz

Helena Costa

@helenamcosta

Iva Lamarão

@ivalamarao


UM FUTURO PROMETEDOR

A MODA EM SEGUNDA MÃO MOSTRA SINAIS DE CRESCIMENTO

18,7%

das mulheres planeia aumentar o seus gastos em moda de segunda mão.

60,3%

das mulheres que compram fast fashion planeiam aumentar o seus gastos neste segmento.

74%

das mulheres estão dispostas a vender a sua roupa nos próximos anos.

60%

das mulheres dizem que a sua imagem da moda em segunda mão melhorou.


5 · O IMPACTO AMBIENTAL

Quanto gasta o que compramos?

A maioria das pessoas desconhece os gastos que requer a produção de artigos novos. Talvez conhecendo estes dados, considere comprar em segunda mão na próxima vez.

1 camisola

🌍 2.500 litros de água

♻️ 13 duches de 10 minutos

1 par de sapatilhas

🌍 5,74 kg de CO2

♻️ 292 árvores a absorver C02 durante um dia

1 jeans

🌍 8.000 litros de água

♻️ 40 duches de 10 minutos

1 mala sintética

🌍 1,77 kg de CO2

♻️ 90 árvores a absorver C02 durante um dia

Micolet economiza 60.000 artigos todos os meses

o que equivale a

204.876.180 litros de água

+1 milhão de duches

397.200kg de CO2

+67.000 carros eliminados da circulação

Dados obtidos através de:

10 conselhos para reduzir a sua pegada ambiental:

💡 Cuide bem da sua roupa, arranje-a antes de a substituir

💡 Compra e venda em segunda mão, não há peça menos poluente que a que já existe

💡 Nunca deite fora a roupa que já não quer. Venda, doe, recicle ou ofereça a amigos ou familiares.

💡 Lave a roupa apenas quando seja necessário, poderá usá-la várias vezes.

💡 Deixe secar a sua roupa ao ar livre em vez de usar a máquina de secar e evite a limpeza a seco.

💡 Aposte por lavar com água fria.

💡 Reduza a engomagem.

💡 Troque de roupa com as suas amigas.

💡 Reutilize as caixas e embalagens da roupa.

💡 Consuma e compre de maneira responsável.