RELATÓRIO MODA CIRCULAR
2020
Sobre o relatório
O ano 2020 está a ser complicado em todos os aspetos. O Covid-19 chegou de forma totalmente inesperada, arruinando as nossas previsões e expectativas. Perante este cenário tivemos de observar e repensar o caminho.
Priorizámos a segurança da nossa equipa e das nossas clientes, adaptando a forma de trabalho, de maneira a atender as suas necessidades.
Este ano, sem dúvida, fez com que muitos consumidores começassem a olhar para outro tipo de consumo e economia devido à instabilidade e incerteza em relação ao futuro. Um consumo que foi ao encontro do comércio online, que se encontra no seu auge, uma vez que é a maneira mais segura de comprar. E não foi apenas essa razão, o confinamento fez com que muitas pessoas se dessem conta da quantidade de roupa que tinham nos seus armário.
A tudo isso devemos agregar a consciência da sustentabilidade. Esta tendência começou a notar-se em 2019 e,depois de tudo o que aconteceu, tomou conta da mentalidade dos consumidores mais jovens.
Todos estes fatores demonstram um cenário muito favorável ao consumo de segunda mão como uma opção sustentável, económica e prática perante uma situação como a que estamos a viver.
O Relatório da Moda Circular 2020 sem dúvida foi capaz de captar as alterações causadas pelo Covid-19 no setor da moda em segunda mão. Continuaremos a observar se estas alterações se mantêm ou se variam, com a esperança de continuar a melhorar.
Aritza Loroño
Co-fundador de Micolet
Metodologia
Este relatório contém dados extraídos de um estudo de mercado realizado pela empresa Multidados sobre os hábitos e atitudes no consumo da moda. A empresa realizou um questionário numa amostra de mulheres entre os 18 e 65 anos residentes no território português com uma confiança de 95%. Para além disso, este estudo conta com uma análise da base de dados interna de Micolet e com dados extraídos de vários estudos e relatórios.
1 · Mudanças no setor devido ao Covid-19
O que se está a passar com a moda?
53%
da população viu os seus rendimentos reduzidos.
63%
da população estima que o seu futuro seja afetado.
32%
dos consumidores afirma que reduzirá o seu consumo de roupa e acessórios.
É esperada uma recuperação muito gradual, podendo ser estabelecidos dados pré-crise a partir de 2022.
O que vai acontecer com a moda em segunda mão?
Em 2024
espera-se que a revenda de roupa em segunda mão supere a forma tradicional de comprar roupa e as doações da roupa que já não se usa.
Dados extraídos do relatório “2020 Resale Report” da empresa Thredup.
Os expertos confirmam:
A moda em segunda mão está em pleno crescimento
Situação pós Covid-19
1 · Limpezas do armário durante o confinamento
54,3%
das mulheres fez uma limpeza aos seus armários durante o confinamento
Relação entre a idade e limpeza feita ao armário:
Em todas as gerações foi feita limpeza aos armários por mais de 50% das mulheres.
Para onde foram todas as roupas descartadas na limpeza do armário?
Estamos perante uma nova etapa: Deitar a roupa fora é a última opção.
4%
dos artigos foram postos à venda em plataformas de segunda mão.
53%
das pessoas que puseram à venda a sua roupa dão da geração Z.
40%
dos artigos descartados são doados.
Observamos como a consciência ambiental se consolidou atualmente. As consumidoras procuram opções sustentávies antes de se desfazerem completamente das roupas que já não usam. A venda em segunda mão, as doações, a reciclagem e a partilha de artigos entre familiares e amigos são as opções mais habituais. Todas estas alternativas implicam dar uma segunda vida aos artigos de distintas maneiras. Na grande maioria dos casos descarta-se mesmo a ideia de deitar a roupa fora, pelo que poderíamos considerar que existe cada vez mais informação sobre opções sustentáveis.
Efeitos do Covid-19 nas recolhas de roupa da Micolet
PRÉ COVID-19
5.000
artigos por dia
PÓS COVID-19
10.000
artigos por dia
O número de artigos que chegam diariamente ao nosso armazém duplicou.
A equipa cresceu 60% face à necessidade de gerir a quantidade de roupa recebida.
E as compras em segunda mão durante o confinamento?
5%
das mulheres compraram roupa em segunda mão durante o confinamento.
50%
das mulheres que compraram em segunda mão pertence à geração Z.
25%
das mulheres que compraram em segunda mão no confinamento são da geração millenials.
2 · Tendências de consumo
Radiografia do armário português
A fast fashion continua a crescer e a dominar os armários, porém a segunda mão também cresce.
67%
dos nossos artigos são de marcas fast fashion (versão high-street e low cost).
44% das mulheres afirma que compra artigos apenas porque estão de oferta.
53% das mulheres que compram em segunda mão afirma que o que as motiva é o fator económico.
“Armário cheio e nada para vestir”
61%
das mulheres sente que não tem nada para vestir.
33%
das mulheres crê que tem demasiada roupa.
33%
das mulheres admite ter artigos por estrear no seu armário.
50%
sabe que no seu armário há artigos que nunca vão usar.
Então porque compramos?
80% das mulheres compra artigos para atualizar o seu armário.
46% das mulheres compra ao ver ofertas/descontos.
20% das mulheres admitem que compram por impulso.
Para onde vai a roupa que não usamos?
40% da roupa que já não é utilizada é doada.
Deitar fora é atualmente a última opção para a roupa que já não se usa.
74% das mulheres dizem que estariam dispostas a vender a sua roupa em segunda mão.
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Prepare uma caixa, imprima o Formulário de Recolha e coloque-o na caixa. Nos próximos dias um transportador passará a fazer a recolha.
Num prazo de 5 semanas enviaremos uma avaliação com os preços. Se não estiver de acordo, poderá recuperar os artigos.
As compras em segunda mão
39%
das mulheres já compra em segunda mão.
Compradoras de segunda mão por idades:
A geração millenials é a que mais compra em segunda mão, com um 50%.
O principal motivo que leva as mulheres a não comprarem em segunda mão é não saber onde comprar.
42% das compradoras em segunda mão indicam a sustentabilidade como principal motivador.
Quais os motivos para comprar em segunda mão?
Poupar dinheiro
Sustentabilidade
Artigos exclusivos
60%
das mulheres assume que a sua perceção sobre a moda em segunda mão melhorou nos últimos 5 anos
Conclusões
Vendedoras jovens
As millenials (30-45 anos) são as que mais colocam à venda a sua roupa.
Compradoras jovens
As compradoras que mais compram em segunda mão são millenials e geração Z.
Fast fashion
Ainda não deixou de crescer nos armários das portuguesas.
A segunda mão
continua a crescer e a superar o seu estigma social.
Economizar
é a principal motivação para a compra de roupa em segunda mão.
Diminuição de armários
46% afirmam que pretendem diminuir o seu armário.
3 · Marcas e artigos
74,7%
das mulheres estaria disposta a vender a sua roupa.
Top 10 / Marcas mais vendidas em Micolet
As mais…
A MAIS CARA
1.169,99€
Louis Vuitton
A MAIS AVALIADA
80% de reavaliação
Zara
A MAIS RÁPIDA
Vendida em apenas 1 minuto
Pimkie
A MAIS DESEJADA
Mala bowling negra
Bimba & Lola
4 · O FUTURO DA MODA EM SEGUNDA MÃO
DE ESTIGMA A STATUS:
As influencers já vendem a sua roupa em segunda mão
Já são mais de 200 as influencers de moda que vendem a sua roupa em Micolet. A consciência pela sustentabilidade é um facto e elas querem dar o exemplo. Todas acumulam muita roupa devido ao seu trabalho e a sua opção favorita é colocar o seu armário à venda, para dar uma segunda vida aos seus artigos.
OS ARMÁRIOS MAIS DESEJADOS EM MICOLET
Ana Guiomar
Leonor Poeiras
Vera Kolodzig
Ana Garcia Martins
Marta Melro
Benedita Pereira
Marta Andrino
Olívia Ortiz
Helena Costa
Iva Lamarão
UM FUTURO PROMETEDOR
A MODA EM SEGUNDA MÃO MOSTRA SINAIS DE CRESCIMENTO
18,7%
das mulheres planeia aumentar o seus gastos em moda de segunda mão.
60,3%
das mulheres que compram fast fashion planeiam aumentar o seus gastos neste segmento.
74%
das mulheres estão dispostas a vender a sua roupa nos próximos anos.
60%
das mulheres dizem que a sua imagem da moda em segunda mão melhorou.
5 · O IMPACTO AMBIENTAL
Quanto gasta o que compramos?
A maioria das pessoas desconhece os gastos que requer a produção de artigos novos. Talvez conhecendo estes dados, considere comprar em segunda mão na próxima vez.
1 camisola
2.500 litros de água
13 duches de 10 minutos
1 par de sapatilhas
5,74 kg de CO2
292 árvores a absorver C02 durante um dia
1 jeans
8.000 litros de água
40 duches de 10 minutos
1 mala sintética
1,77 kg de CO2
90 árvores a absorver C02 durante um dia
Micolet economiza 60.000 artigos todos os meses
o que equivale a
204.876.180 litros de água
+1 milhão de duches
397.200kg de CO2
+67.000 carros eliminados da circulação
Dados obtidos através de:
10 conselhos para reduzir a sua pegada ambiental:
Cuide bem da sua roupa, arranje-a antes de a substituir
Compra e venda em segunda mão, não há peça menos poluente que a que já existe
Nunca deite fora a roupa que já não quer. Venda, doe, recicle ou ofereça a amigos ou familiares.
Lave a roupa apenas quando seja necessário, poderá usá-la várias vezes.
Deixe secar a sua roupa ao ar livre em vez de usar a máquina de secar e evite a limpeza a seco.
Aposte por lavar com água fria.
Reduza a engomagem.
Troque de roupa com as suas amigas.
Reutilize as caixas e embalagens da roupa.
Consuma e compre de maneira responsável.